O que é acupuntura?
A Acupuntura é uma técnica de tratamento milenar que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, se baseia em conceitos como do Yin e do Yang, da energia vital - por eles chamada de Qi - entre outros e que têm permeado a filosofia chinesa há séculos.
O tratamento consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, os chamados "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos" que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas "meridianos" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativas, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos) e a auriculoterapia (aplicação de sementes e agulhas em pontos específicos localizados na orelha).
O YIN E O YANG
O conceito do Yin e do Yang é provavelmente o mais importante da teoria da medicina chinesa e por este motivo, vou falar rápida e resumidamente um pouco sobre ele. Caso se interessem, deixarei uma literatura complementar sobre a acupuntura que eu recomendo a leitura para aprofundamento no assunto.
Toda a filosofia, a fisiopatologia e o tratamento da medicina chinesa podem ser reduzidos ao Yin-Yang. É um conceito simples, mesmo que profundo, podendo-se entendê-lo sob um nível racional e achar novas expressões dele na nossa prática clínica e na vida cotidiana.
A lógica ocidental tem como base, para descrever esse conceito, a oposição dos contrários, sendo esta a premissa fundamental da lógica aristotélica. Sendo assim, seriam o Yin e o Yang um par de opostos (como por exemplo "a mesa é redonda" e "a mesa não é redonda"). Esta ideia tem dominado o ocidente há mais de 2 mil anos.
O conceito chinês do Yin-Yang é radicalmente diferente de tal sistema de pensamento, uma vez que Yin e Yang apresentam qualidades opostas, porém complementares. Cada fenômeno poderia existir por si só ou pelo seu oposto. Assim como mostra o símbolo do conceito, o Yin contém a semente do Yang, de tal maneira que ele pode se transformar no Yang e vice-versa.

Este conceito, como dito anteriormente, está presente em todos os outros conceitos da acupuntura e da medicina chinesa e sempre vai guiar a atuação de nós, acupunturistas. Cada ponto escolhido para colocar uma agulha, cada sintoma que o paciente trouxer, cada órgão e sistema que quisermos tratar através da técnica da acupuntura, devermos sempre nos lembrar deste conceito fundamental do Yin e do Yang.



Atuação com Acupuntura
A medicina chinesa considera a função do corpo e da mente como resultado da interação de determinadas substâncias vitais. Para o pensamento chinês, o corpo e a mente não são constituídos de um mecanismo complexo, mas sim um círculo de energia e substâncias vitais interagindo uns com os outros para formar, assim, o organismo (SILVA et al, 2005). Inúmeros estudos sobre acupuntura e modernos experimentos clínicos comprovaram que a acupuntura tem efeito analgésico satisfatório, o que pode ser observado no tratamento de dores de cabeça, dores músculo-esqueléticas, gástricas, abdominais, dismenorreia e pós-operatória (MAO-LIANG, 2001).
Sejam agudas ou crônicas, o tratamento da dor pela acupuntura apresenta bom efeito analgésico e um resultado incrível, proporcionando ao paciente não só a redução do seu quadro álgico, mas também maior conforto, bem estar geral, redução do uso de técnicas mais invasivas, relaxamento, entre outros.
Além do tratamento de dores, a acupuntura também é bastante utilizada para redução da ansiedade, distúrbios do sono, diminuição dos desconfortos gestacionais, indução ao parto, emagrecimento, redução do tabagismo, redução do stress, doenças reumatológicas, circulatórias, gástricas, neurológicas, entre muitas outras. Pode ser utilizada também para harmonizar o organismo e regular o seu funcionamento.

