O que são órteses?
As órteses são dispositivos permanentes ou transitórios que exercem forças externas no aparelho locomotor com objetivo de interferir na mobilidade articular e que tem como principal função auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades ou sua progressão e/ou compensando insuficiências funcionais.
Elas constituem importante ferramenta porque abreviam o tempo de tratamento, reduzem o estresse causado aos tecidos e restauram e/ou aumentam a função do membro acometido. São desenvolvidas e elaboradas para desempenhar diversas funções primárias como imobilizar, mobilizar ou restringir a mobilidade de um determinado seguimento corporal com o intuito de resolver contraturas articulares, equilibrar as forças musculares, estabilizar articulações e aumentar o arco de amplitude de movimento. De acordo com a sua função podem ser utilizadas para estabilizar ou mobilizar e são dividas em estáticas, dinâmicas ou articuladas.
As órteses que confeccionamos são feitas sobre medida para cada paciente e para isto, utilizamos um material chamado termoplástico. Este material é um polipropileno (que possui em sua composição plástico, borracha, entre outros componentes) que, quando submetido a baixas temperaturas (cerca de 80ºC), apresenta-se “amolecido” e possibilita a modelagem sob medida. Dessa maneira, cada órtese é única e atende as necessidades exclusivas de cada paciente.

Órteses X Próteses
É muito comum, principalmente entre nossos pacientes e outras pessoas ditas "leigas", confundir órteses e próteses. O que difere uma da outra é muito simples e de fácil explicação.
ÓRTESES: Como dito anteriormente, são dispositivos utilizados para AUXILIAR as funções de algum membro, órgão ou tecido acometido.
Exemplos: órteses de mão (como as que confeccionamos); muletas, andadores e outros dispositivos de locomoção; óculos; aparelhos ortodônticos.
PRÓTESES: são dispositivos utilizados para SUBSTITUIR total ou parcialmente membro, órgão ou tecido acometido.
Exemplo: próteses de membros superiores ou inferiores em casa de amputações; implantes dentários; próteses articulares; prótese mamária


Tipos de Órteses de Membro Superior
Os diferentes tipos de órteses de mão são indicadas dependendo do objetivo final que se espera com cada paciente.
E assim, definimos qual tipo de órtese é mais indicada para cada caso.
Órteses Estáticas: são aquelas que não permitem movimento de algum segmento do membro superior e podem ou não ser seriadas. São responsáveis pelo repouso das estruturas e podem ser indicadas para redução da dor, proteção do segmento imobilizado, prevenção e até mesmo correção de deformidades.
Exemplo: órtese para estabilização de punho (conhecida como "cock up") para Síndrome do Túnel do Carpo.
Órteses Dinâmicas: são aquelas que promovem ou auxiliam no movimento de algum segmento do membro superior e podem ter componente associado a ela, como elásticos. São utilizadas para aumentar a amplitude de movimento de alguma articulação específica em casos de rigidez articular ou para favorecer a função.
Exemplo: rigidez articular de cotovelo ou lesão de nervo radial
Órteses Articuladas: são aquelas que possuem um componente móvel que ficará posicionado paralelamente ao eixo da articulação. Elas permitem a mobilidade graduada do arco de movimento determinado e o travamento em diferentes graus de amplitude, permitindo então que o movimento seja controlado, minimizando assim o tempo de imobilização total do segmento.
Órteses Progressivas: assim como as órteses dinâmicas, elas promovem o ganho de amplitude de movimento de algum segmento do membro superior, mas para isto, não utilizam componentes elásticos. Utilizam-se de componentes de tração sem elasticidade.


Indicações de Órteses
As órteses será indicadas, como dito previamente, dependendo da lesão ou do problema que o paciente apresentar em seus membros superiores. As órteses tem sido muito utilizadas e suas indicações estão cada vez mais frequentes, já que muitas vezes são utilizadas para substituir o uso do gesso, dando maior conforto, possibilidade de higienização e remodelagem ao dispositivo.
As órteses são bastante utilizadas em casos de fraturas, tendinites, rompimentos de tendões, nervos, ligamentos, traumas complexos das mãos, bursites, luxações, plegias e paresias de membros superiores, mal formações congênitas, amputações, reimplantes e revascularizações de partes de membros superiores, entre outras.

Materiais para Confecção de Órteses
Os materiais utilizados para confecção de órteses são:
- Gesso (comum ou sintético)
- Termoplástico de alta temperatura (polipropileno)
- Termoplástico de baixa temperatura (mais utilizado)
- Neoprene
- Órteses híbridas (junção de 2 ou mais materiais diferentes na confecção das órteses)
- Acrílico ou outro tipo de material plástico (órteses pré-fabricadas)




